Programa Semente

Programa Semente - Português de FME - INDAIAL/SC

 

 

INTRODUÇÃO 

A prática esportiva além de ser um passatempo para as crianças, ajuda no desenvolvimento físico, mental e na capacidade psicomotora. A Fundação Municipal de Esportes de Indaial, vem desenvolvendo desde 2017, o Programa Semente, que envolve toda a comunidade indaialense em uma ação para o fomento da atividade física fundamentada na orientação pedagógica por meio de atividades práticas desenvolvidas e aplicadas por profissionais de Educação Física.

As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, em 20 áreas esportivas credenciadas, como escolas, associações, clubes e ginásio da cidade, atendendo crianças a partir de três anos e jovens de até 17 anos, em 19 diferentes práticas esportivas, sendo elas: Atletismo, Basquete, Bocha, Bolão 16 cm, Capoeira, Ciclismo, Futebol, Futsal, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Karatê, Kickboxing, Natação, Patinação, Skate, Tênis de Mesa, Voleibol e Xadrez.

Incluído no Programa Semente, o Paradesporto conta com treinamentos de Atletismo, Natação, Bocha e Tênis de Mesa.

Além disso, também presta apoio e suporte técnico aos idosos que fazem parte do Programa Vida Ativa, com treinamentos de Handebol e Voleibol Adaptados, grupos de caminhada, dança e jogos de salão.

São 32 professores de Educação Física atuando em benefício do projeto, ministrando aulas para mais de 3.500 beneficiados.

OBJETIVO GERAL

- Oferecer, gratuitamente à comunidade indaialense, a prática de atividades físicas e esportivas regulares, da iniciação ao rendimento, com a perspectiva de serem apoiadas por atendimento Profissional de Educadores Físicos, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Psicólogos e Reforço Escolar, visando promover a aquisição de um estilo de vida saudável e elevar os níveis de qualidade de vida da população.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Incentivar e ampliar a prática de atividades físicas em toda cidade de Indaial, em seus diferente núcleos;

Fomentar a melhoria do aprendizado esportivo em jovens de 4 a 18 anos;

Proporcionar atividades físicas adequadas ao grupo da 3ª Idade indaialense;

Garantir o acesso e adaptações à parática esportiva para pessoas com deficiência;

Viabilizar uma boa estrutura de treinamento, auxiliando a formação dos jovens não só como futuros atletas/paratletas, mas nas suas estruturas sociais, valorizando aspectos éticos e morais, enfim, formando cidadãos indaialenses com noção de seus papéis na sociedade.

ESTRUTURA

A Fundação Municipal de Esportes de Indaial conta com a seguinte estrutura física:

Piscina Municipal Semi-olímpica (coberta e aquecida)

Pista de atletismo (saibro)

Ginásio Municipal Sérgio Luiz Petters (Futsal e capacidade para 900 lugares)

Centro Esportivo contendo:

  • 4 quadras de vôlei de areia
  • 1 quadra de futebol de areia
  • 1 ginásio com quadra poliesportiva (40mx20m; piso oncreto; pintura epóx; arquibancada para 300 lugares; acessibilidade para cadeira de rodas)
  • 1 tatame para lutas
  • 1 salão para Tênis de Mesa com 14 mesas
  • 1 quadra poliesportiva (concreto – à céu aberto)
  • 1 academia ao ar livre
  • 2 parques com brinquedos infantis (sendo um com brinquedos adaptados)
  • 1 cancha de Bocha
  • Pista de caminhada
  • 2 quadras de Beach Tennis

* Atividades também realizadas nas escolas, clubes, praças e academias do município.

PROFISSIONAIS

A FME conta com Professores efetivos e temporários para as modalidades de Tênis de Mesa, Futsal, Futebol, Natação, Patinação, Ginástica Rítmica e Paradesporto.

PROGRAMA DE BOLSAS

Bolsa-Técnico

Contempla os profissionais de Educação Física com uma bolsa-auxílio para o desenvolvimento técnico de TODAS as modalidades ofertadas pela FME, incluindo o Paradesporto e 3ª Idade.

Bolsa-Atleta

Contempla Atletas/Paratletas em destaque, ou com potencial a ser desenvolvido, com bolsa-auxílio para apoio na alimentação, saúde, educação, moradia, transporte, material esportivo, taxas para participação em eventos esportivos e taxas de federação.



FME Idaial
Endereço: Rua Leoberto Leal, 137 - Tapajós - Indaial - SC
Telefone: (47) 3333-3337
E-mail: