7ª Caminhada Encantos do Vale

Publicado em 27/09/2022 11:08

Por FME- INDAIAL

7ª Caminhada Encantos do Vale movimentou região do Encano Central no domingo

Nem a chuva impediu a vinda de caminhantes de diversos municípios catarinenses e paranaenses para a 7ª Caminhada Encantos do Vale, em Indaial. O evento aconteceu nesse domingo, 25 de setembro, na região do Encano Central, umas das áreas mais lindas e abundantes em natureza da cidade.

Ao todo cerca de 300 caminhantes estiverem presentes, oriundos dos municípios de Indaial, Blumenau, Abdon Batista, Jaraguá do Sul, Luiz Alves, Timbó, Pomerode, Ilhota, Camboriú, Joinville, Ibirama, Navegantes e Porto União, no estado de Santa Catarina, e das cidades de São José dos Pinhais, Curitiba e Cascavel, no estado do Paraná.

Com ponto de saída e chegada no Clube de Caça e Tiro Encano Central, os participantes realizaram um percurso de 11,8 km por estradas de chão batido e belezas naturais, passando por edificações de acentuado valor histórico, além de paisagens rurais características da região.

O evento também foi marcado por apresentações culturais. Os caminhantes iniciaram o percurso com a alegria da Fanfarra da EBM Encano Central, que se apresentou na própria escola. Depois, na varanda de uma casa enxaimel, monitores do Programa SensibilizArte da FIC se apresentaram. No retorno, após completarem o percurso, os participantes foram recebidos com muita alegria pela Banda Viracopos tocando músicas tradicionais alemãs.

Durante o trajeto quatro pontos de apoio com água e banheiros estiveram disponíveis para os caminhantes. Houve ainda entregas de mudas pela Secretaria de Meio Ambiente

A comunidade também se organizou para que o evento acontecesse. O Clube de Caça e Tiro Encano Central comercializou café da manhã rural. Os agricultores locais ainda fizeram uma feira de produtos coloniais. Moradores, grupos organizados e empresários da região do Encano cederam seus terrenos para pontos de apoio e estacionamento.

“Mais uma vez a caminhada se consolida como um dos mais importantes eventos de natureza de Indaial. Trata-se de uma grande ação para o desenvolvimento do turismo de natureza, prezando pela sustentabilidade, respeito ao meio ambiente, inserção da comunidade e empresários do turismo do bairro, que foram fundamentais para a realização do evento, além da geração de recursos financeiros na localidade”, destaca o coordenador de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo, Matusalem Barcelos Machado.

A 7ª Caminhada Encantos do Vale foi organizada pela Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo e Fundação Municipal de Esportes, em parceria com as demais Secretarias da Prefeitura de Indaial; apoio da Viacredi, Geralote Urbanismo, Anda Brasil, Ecobooking, comunidade e empresários do turismo do Encano, além do suporte na segurança do evento com a equipe do Demuttin, ambulância da Saúde, Bombeiros Voluntários e Polícia Militar.

O evento faz parte do calendário das ações ODS na Prática da Coordenação Estadual do Movimento ODS SC (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030), no qual a Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo e a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Indaial são signatárias.

Créditos: FME-INDAIAL



FME Idaial
Endereço: Rua Leoberto Leal, 137 - Tapajós - Indaial - SC
Telefone: (47) 3333-3337
E-mail: